Na infância, a pequena Juliana Boschin Carneiro pergunta a uma musicoterapeuta: “Existe uma profissão que a gente não vê mas sente?” Eis que ela respondeu: “Existe a Psicologia. Siga seu coração”. No que Juliana retornou a musicoterapia, já em idade para cursar a faculdade, elas realizaram avaliação vocacional e Psicologia figurou entre as primeiras opções. Na época a família achou uma loucura Juliana fazer Psicologia. Ela lembra que o tio-avô, médico pediatra em Ribeirão Preto, a apoiou naquele momento por trabalhar na área da saúde e ter como premissa a prevenção para uma boa saúde, inclusive a saúde mental. Juliana diz “Ele sabia da importância da psicologia na vida do ser humano. Me enchi de coragem e segui meu caminho”. Por fim, Juliana se identificou com o curso e as matérias imediatamente, formou-se em 1998.
Juliana admite que já foi bastante tímida mas desenvolveu seu repertório ao se comunicar e se relacionar mais e melhor com as pessoas ao longo se suas investidas profissionais, como quando da oportunidade de realizar um projeto de atendimento no 9º Agrupamento do Corpo de Bombeiros, a experiência abriu portas para a profissional, mas também para o desenvolvimento pessoal.
Após a faculdade, Juliana tornou-se esposa, mãe e mudou de cidade por mais de uma vez. Já em 2015 na cidade de Campinas, ela conhece o Instituto de Terapia por Contingência de Reforçamento (ITCR), e após 15 anos de experiência com a Psicanálise, se reconhece na abordagem Comportamental e investe no Curso de Formação de terapeutas e após seis meses migra para o Curso de Especialização de terapeutas do ITCR e torna-se Analista do Comportamento.
Juliana reconhece-se na profissão e não se vê fazendo outra coisa. Atende, prioritariamente, adolescentes e é comprometida e dedicada aos estudos para melhoria constante e contínua. Seu propósito é auxiliar os clientes, que estão ali passando por momentos difíceis, a melhorarem a comunicação com a família, por exemplo e sentirem-se bem consigo mesmos. Toda sua dedicação visa a transformação através do comportamento. Em um primeiro momento, o objetivo é acolher, fazer com que o cliente se sinta acolhido em cada nova sessão e que estas sessões sejam cada vez mais leves e que o cliente possa ver a ´luz no fim do túnel´. Juliana motiva e comemora os pequenos resultados, estabelece metas e orienta para colocar em prática.
Juliana é mãe, esposa, pratica atividades físicas como musculação e Beach Tênis e, também, atividades ao ar livre com foco na saúde, no relaxamento e na oportunidade de conhecer pessoas novas. Adora viajar pois acredita que ao conhecer novos lugares, pessoas e histórias, vai construindo a sua própria história de vida. Outra característica é o hábito de contemplar a natureza como o nascer e o pôr do sol e a convivência com pets.
Para saber mais do profissional, acesse:
Instagram: @julianaboschin