Desde a mais tenra idade, Valéria Cristina Santos tem uma visão crítica sobre poder e liderança dentro dos grupos sociais. As injustiças sociais na escola a incomodavam e via que era uma prática não vista ou cuidada por adultos. Tanto que já tão nova, em certas oportunidades tomou uma posição de acolhimento e cuidado para com estas outras crianças.
Quando da decisão por um curso no Vestibular percebeu que seu objetivo era trabalhar com pessoas. No início da jornada na Psicologia pensava em trabalhar em Hospitais Psiquiátricos pois entendia que eram aquelas pessoas que necessitavam de uma intervenção dirigida, mas conforme estudou, ampliou seu leque de opções através das matérias de Psicologia Social, Psicologia da Educação e, finalmente, vislumbrou a Psicologia Clínica.
Na atuação profissional em Psicologia Clínica, percebeu que o seu alcance é grandioso: a atenção personalizada, a parceria e a confiança são algumas das habilidades desenvolvidas nessa interação. Vê que o impacto é mensurável na vida daqueles que passam por sua poltrona. Percebe, ainda, que as dores dos jovens dizem respeito às questões da idade: na ansiedade pelo futuro, na interação com o outro, nas relações familiares, no olhar de si mesmo e, importante – na construção da própria personalidade e descoberta de si. Entre os adultos destacam-se as mulheres, tão exigidas, afinal são: multitarefas, multifuncionais e multifacetadas, em especial as maduras que levam à Clínica questões de quebras de padrões ao visualizar a dinâmica das novas gerações na luta por oportunidades e valorização das conquistas pessoais.
Valéria Cristina é acolhedora, amigável e tem uma ótima percepção do Ser. É mãe do inquieto Matheus e nas horas vagas é exímia Bailaora de Flamenco. Olé!
Para saber mais do profissional, acesse:
Instagram: @valeriacristina.psico