A pergunta fundamental que alimenta a Psicologia é “por que as pessoas fazem o que fazem?”. Basicamente, a Psicologia procura desvendar o que as pessoas fazem, assim como, o porquê e como o fazem.
O foco da Psicologia é, na maior parte do tempo, estudar o comportamento e o sentimento do indivíduo. Mas, às vezes, as pressões da vida são pesadas demais e, nesses casos, as pessoas precisam buscar ajuda.
“A capacidade de entender o que se passa na cabeça dos seres humanos em nada lhes altera a complexidade, apenas diminui o seu mistério”. Essa frase, escrita pelo mestre e psicólogo Hélio Guilhardi, descreve a atitude que os psicoterapeutas Tê Cê errers tem em sua atuação na clínica.
O objetivo central da TCR é promover o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, como antídoto contra problemas afetivos e comportamentais.
O processo psicoterapêutico é voltado para pessoas de todas as idades, e com dificuldades emocionais e afetivas, tais como:
A TCR é uma forma de psicoterapia comportamental clínica sistematizada por Guilhardi baseada na Ciência do Comportamento (CC) e no Behaviorismo Radical (BR), ambos fundamentados nos trabalhos experimentais e conceituais de B.F.Skinner (1904-1990).
O psicoterapeuta Tê Cê errer desenvolve habilidades e repertórios que juntos levam o indivíduo a identificar as dificuldades que o trouxeram para psicoterapia. Metaforicamente, o cliente traz para a sessão de psicoterapia peças de um quebra-cabeças e, com orientação do psicoterapeuta, criam juntos estratégias para unir as peças do processo terapêutico que vai resultar na imagem de um todo e levá-lo do ponto A ao ponto B. Fazendo do indivíduo um ser independente, pronto para trilhar caminhos de forma leve e autônoma.
Saiba mais sobre a Clínica Attitude.
Conheça os profissionais que atuam na Clínica Attitude.
Conheça nossa equipe.
Conheça nosso espaço.