Lucas Gabriel Maltoni Romano sempre foi um rapaz muito curioso e estudioso – a dedicação às Olimpíadas de Matemática nos tempos de colégio, por exemplo, eram um vislumbre da dedicação que postularia durante o estudo para o vestibular e, depois, ao curso de Medicina. A Medicina exigiu e lhe trouxe essa possibilidade de manter-se o estudioso, já a Psiquiatria traz a proximidade com as pessoas que tanto gosta de ouvir – uma escuta afetiva e positiva.
Durante a faculdade um amigo adoeceu em um processo de saúde mental e este evento firmou sua disposição para a Psiquiatria. Já na Especialização, conclui que não se via em uma abordagem psicodinâmica e, então, buscou uma formação alternativa e foi positivamente surpreendido pela Especialização em Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR) do professor Hélio Guilhardi.
Seu interesse genuíno pela situação e trajetória das pessoas o mantem dedicado e comprometido com o outro. É muito atento ao que está acontecendo. Seu intento é permitir que as pessoas, no seu tempo, possam melhorar seu autoconhecimento e auto-observação e ultrapassar limites que possam se impor em cada fase da vida.
Lucas é aplicado às suas atividades. É praticante de tênis e um aventureiro na cozinha – curte cozinhar os pratos que a esposa e a filha mais gostam, é um momento de relaxamento e convivência com a família e muitas vezes com amigos também. Tem como premissa a parentalidade positiva e junto a esposa exerce protagonismo na educação de seus filhos.