Valéria Bertoldi Peres é uma destas pessoas que, como se diz, foi escolhida por sua profissão. Desde a mais tenra idade, frequentou a clínica de Hélio Guilhardi quando os pais realizaram psicoterapia – era início dos anos 1980 e a Análise do Comportamento estava só começando.
Valéria se recorda que, quando da investida no Vestibular, o início de um sonho, Psicologia já era um objetivo por inspiração e, cuidadora que é, havia o desejo de acolher, cuidar e fazer algo pela vida das pessoas. Ela ingressa na Faculdade em 1985 e ela e Hélio se reencontram, agora nas posições de aluna e professor. Já na Faculdade, ela inicia sua incursão pela Análise do Comportamento, participando de grupos de estudo no Instituto de Análise do Comportamento (IAC). Formada em 1989, inicia sua jornada em uma Clínica multidisciplinar: o Centro de Orientação Psico Pedagógico (COPP).
Valéria se casa e inicia sua jornada de construção de um lar nos papéis de esposa e mãe, o que acaba por reduzir o tempo dedicado a Clínica. Em 2001, com o adoecimento da mãe e, posteriormente, um luto para elaborar, Valéria retoma psicoterapia com Noreen Aguirre e reencontra Hélio bem no momento da abertura do Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (ITCR) e ali retorna em tempo integral aos atendimentos Clínicos e ao estudo da TCR. .
Sempre muito próxima da diretoria do ITCR, participa da administração da Clínica e dos Cursos. Conclui o Curso de Especialização em Terapia por Contingência de Reforçamento em 2006 e, no ano seguinte, é convidada para ser supervisora dos Cursos de Formação e Especialização de Terapeuta Comportamental. .
Valéria sonhava em ter a sua própria clínica e, no final do ano 2021, quando a direção do ITCR lhe ofereceu a unidade Nova Campinas para administrar, ela aceitou o desafio. O sonho torna-se real!
O propósito de Valéria, enquanto psicoterapeuta e, agora, proprietária da Clínica Attitude, é cuidar das pessoas e, quanto mais estuda e se aprofunda no Behaviorismo Radical, Análise do Comportamento e Terapia por Contingências de Reforçamento (TCR), entende melhor os mecanismos de como as pessoas podem superar os sofrimentos e as dificuldades desenvolvendo repertório comportamental.. A transformação que deseja a cada um dos clientes que passam por ela e pelos demais profissionais da Clínica Attitude é que estes possam caminhar sozinhos. A missão é ajudar a desenvolver um repertório que permita a independência.
Valéria é casada há mais de trinta anos, é esposa, mãe e filha. Em casa, diverte-se com experimentações na cozinha – dos pratos triviais aos mais elaborados e sem seguir muitas receitas.. Uma paixão são os quebra-cabeças. Curte montar os de 3 mil peças e vê aqui uma metáfora com relação a pratica da psicoterapia. Os clientes trazem as peças à psicoterapia e, com a orientação dela, montam todo o processo.